A História do Futsal

No início, as “equipes” variavam em número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, sendo pouco a pouco fixado o limite de cinco. As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com o uso de cortiça granulada. Como as bolas de ar utilizadas posteriormente, saltavam muito e saíam freqüentemente das quadras, tiveram seu tamanho diminuído e o peso aumentado. Daí o fato de o Futebol de Salão,ser chamado de “esporte da bola pesada”.

De repente, o novo esporte começou a ganhar corpo, estendendo-se a outros estados, estabelecendo-se regras elementares procurando disciplinar sua prática. Dentro de pouco tempo, organizavam-se times, disputando torneios abertos. Dada a facilidade para a formação de equipes rapidamente ganhou adeptos sendo introduzido em quase todas as capitais, que já o praticavam copiando regras uns dos outros.

Em 28 de Julho de 1954 foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a primeira federação estadual do Brasil, sendo Ammy de Moraes seu primeiro presidente. Neste mesmo ano foi fundada a Federação Mineira de Futebol de Salão. Em 1955 foi fundada a Federação Paulista, em 1956 iniciaram as Federações Cearense, Paranaense, Gaúcha e Baiana.

Em 1957 a Catarinense e a Norte Rio Grandense, em 1959 a Sergipana. Na década de 60 foram fundadas as Federações do Pernambuco, Brasília, Paraiba, na de 70 a do Acre, a do Mato Grosso do Sul, a de Goiás,Piauí, Mato Grosso,Maranhão, nos anos 80 a do Amazônia,Rondônia, Pará, Alagoas, a do Espírito Santo e Amapá.Recentemente,na década de 90 foi criada a federação de Roirama e a do Tocantins.

O Futebol de Salão brasileiro tinha no seu início, em meados dos anos cinquenta várias regras, foi então que em 05 de fevereiro de 1957 o então presidente da Confederação Brasileira de Desportos, CBD, Sylvio Pacheco criou o Conselho Técnico de Assessores de Futebol de Salão para conciliar divergências e dirigir os destinos do futebol de salão no Brasil.

 

1 Responses to A História do Futsal

  1. nytes diz:

    Isto é um pouco da história do Futsal.
    Espero que gostem.
    xD

Deixe um comentário